Depois de vários anos sem participar, este ano volto a dar aulas no semestre de verão do EMLex, o Mestrado Europeu de Lexicografia, que tem a distinção Erasmus Mundus. É sempre uma experiência incrível dar aulas neste mestrado, uma vez que me dá a oportunidade de trabalhar com profissionais de renome e alunado motivado e talentoso de línguas e culturas diferentes. É difícil destacar uma pessoa entre as muitas que tivem o prazer de conhecer no EMLex, mas a Professora Tinatin Margalitdze (Ilia State University, Georgia) é certamente uma delas.

Coa Professora Margalitadze tenho a honra de dar aulas no módulo de lexicologia e lexicografia durante o semestre de verão, que este ano tem lugar na Universidade de Hildesheim (Alemanha). Tinatin Margalitdze é uma investigadora sênior da Geórgia com uma vasta experiência na área da lexicografia e da linguística. É editora-chefe do enorme Comprehensive English-Georgian Dictionary (14 volumes na sua versão em papel!) e tem trabalhado em inúmeros outros projetos em diferentes áreas da linguística. É uma profissional de reconhecido prestígio, tanto dentro como fora da Geórgia, onde aparece frequentemente em programas televisivos para divulgar o seu amplo conhecimento sobre as línguas. E não nos devemos deixar enganar pola sua idade, porque ela não é certamente uma académica típica da sua geração. Tinatin Margalitdze é incansável, sempre curiosa para aprender e experimentar cousas novas. De facto, apesar de poder ficar nesse pedestal universitário, até já se aventurou nas redes sociais, onde mantém os seus perfis no Facebook e no Youtube muito activos.

Mas, na realidade, o que mais aprecio na Tina é a sua capacidade de transmitir conhecimentos, o respeito e a delicadeza com que trata tanto o alunado como o professorado. Além disso, é impressionante a sua capacidade de adaptação aos diferentes contextos históricos, sociais e tecnológicos que viveu : a época soviética, o colapso da URSS, a independência do seu país, a chegada de internet e, agora, a irrupção da inteligência artificial nas nossas vidas. Mil histórias, mil experiências que nunca me canso de ouvir porque são os melhores exemplos para aprender o que são âncoras vitais como a dignidade, a determinação, a temperança, a tolerância ou a resiliência.